quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Consulta com a pneumologista!

Dia 29/10 foi minha consulta com a pneumologista, Dra. Andreia Jacomossi. Nossa, ela é um amor!!
Confesso que estava um pouquinho preocupada com essa consulta pois eu fumava desde os meus 17 anos, mas eu parei dia 19/10, isso mesmo, hoje fazem 12 dias, rsrs... Mas a Dra. disse que meu pulmão está limpinho, não tem nenhuma secreção ou chiado... êba!!
Só que para era dar a avaliação de risco pulmonar na cirurgia, é preciso fazer um exame chamado espirometria (???), que ficou marcado para o dia 07/11 às 13:30.
A secretária do Dr. Aberto ainda não me retornou para falar a respeito da data da cirurgia... Mas tudo bem, enquanto isso vamos seguindo com os procedimentos necessários...
Beijão!!






Espirometria
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Espirometria é um exame do pulmão feito por médicos pneumologistas e/ou cardiopneumologistas e fisioterapeutas, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar. A palavra espirometria vem do latim spirare = respirar + metrum = medida. O termo foi criado em 1789 quando cientistas investigavam uma forma de auferir o volume de oxigênio utilizado na respiração. Em linhas gerais, a espirometria mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões.

Trata-se de um exame não invasivo e indolor, porém em raras situações de potencial risco para o paciente devido às manobras forçadas ou quando a situação do paciente possa comprometer o resultado do exame.

O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.

A interpretação deste exame exige conhecimento de fisiologia e da mecânica respiratória humana e de doenças relacionadas ao pulmão.

Pacientes com asma, DPOC, bronquite, bronquiectasia, enfisema, fibrose cística, sarcoidose ou fibrose pulmonar devem fazer espiromatria periodicamente (de 3 em 3 meses, ou de 6 em 6 meses). O seu exame de espirometria serve para avaliar o efeito do tratamento médico em sua doença.
[editar]Passo a passo do exame

Um profissional orienta o paciente sobre as etapas que que devem ser feitas durante o teste. Mas em linhas gerais, funciona da seguinte maneira[1]:

- Sentado, o paciente deverá respirar através de um bucal conectado ao espirômetro. Como não se pode desperdiçar o ar que o paciente está respirando, uma presilha de borracha tapará o nariz enquanto o paciente respira pela boca.
- O técnico pode pedir:
Respirar tranquilamente por algum tempo.
Encher o peito completamente.
Assoprar com o máximo de força e rapidez possível, até que o técnico peça para você repetir o processo.
O paciente deverá repetir o assopro pelo menos 3 vezes.
Provavelmente também será necessário assoprar lentamente algumas vezes.
Após a finalização desta primeira parte, o técnico pode pedir que o paciente use um “spray” broncodilatador e o teste será repetido novamente após 15-20 minutos.

3 comentários:

  1. Muito legal sua trajetoria também criei um blog para contar isso me acalma e muito mais não esqueça de contar o depois pois tem alguns que só contam o andes e um pouco do depois e param bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline.
    Meu nome é Suziane, tenho 1.71 e 122kg.
    li seu blog INTEIRINHO e achei muito legal, porque você é bem parecida comigo, sente a mesma ansiedade, lá no post que você fala que está esperando a consulta, parecia eu falando, kkkkkkkkkkkkkkk.
    Seu processo está sendo bem mais rápido que o meu, eu decidi fazer a cirurgia no início de setembro, e ainda não tenho nenhum laudo. A nutricionista mesmo disse que preciso de 4 consultas com ela pra depois ela me dar o laudo. Aí dá pra você imaginar minha ansiedade né?
    E pra piorar, meu convênio IPÊ, leva uns 30 dias para liberar meu exame, ou seja, só com muita sorte pra eu conseguir operar ainda este ano.
    Estou no máximo da ansiedade, e não via a hora de outubro passar, credo, que mês que não passava nunca.
    Acho que vai ser bem legal acompanhar você porque pelo visto vamos operar com datas bem próximas, talvez você opere um mês antes de mim, mesmo assim é próximo, pois estou acostumada a ler blogs de quem já tem mais de ano operado.
    Vou pedir pra você me fazer uma visita e me seguir (tem um botão azul onde diz: seguir este blog), e também me colocar em sua lista de blogs. Eu vou fazer o mesmo com o seu.
    www.suzybpel.blogspot.com
    A partir de hoje vou passar sempre por aqui pra saber das novidades.
    Bjuuuuuuuuuuuuuus.

    ResponderExcluir
  3. Minha linda, já estou lendo o seu blog... Maravilha, rsrs...
    A respeito do seu convênio, cabe reclamação na ANS viu?
    Todo convênio deve seguir as normas e prazos estipulados pela ANS e 30 dias para marcar um exame?? É brincadeira viu!!
    Se eu não me engano são no máximo 15 dias, e olha lá!!
    Dê uma pesquisada sobre isso e reclama mesmo, é seu direito!!
    Beijão!!

    ResponderExcluir

Obrigado por me visitar!!!
Beijinhos...